A história do esquentador remonta à segunda metade do século XIX, altura em que o britânico Waddy Maughan regista a patente do aparelho a que chamou “geyser” (géiser, jacto de água quente) . Rudimentar mas com bons princípios funcionamento, viria a ser aperfeiçoado para eliminar o contacto da água com o fogo (usando um sistema de canos). Em finais do século XIX por Edward O’Brian e Charles Lloyd Braitwaith desenvolveram a versão a gás e introduziram a válvula de segurança. Contudo, apenas em 1931 chega ao mercado um equipamento de nome Junkers, primeiro esquentador moderno tal como hoje o conhecemos.
Os esquentadores são aparelhos económicos e polivalentes ao nível da sua fonte, permitindo obter água quente através de gás, electricidade e energia solar, entre outros métodos. O seu preço acessível e franca utilidade quotidiana fez dele uma das formas predilectas de aquecimento da água por todo o mundo.
O esquentador não está a funcionar normalmente? Entre em contacto connosco, descreve brevemente o que se passa e descubra o que podemos fazer por si. Ao falar com a nossa linha de apoio tentaremos obter uma ideia do problema de maneira a facilitar o trabalho dos nossos técnicos no local e para que isso seja possível necessitaremos que nos faculte o máximo de informação possível no que toca à descrição da anomalia na origem do seu pedido.
As avarias dos esquentadores podem ser de ordem diversa mas através dos sintomas consegue-se fazer um despiste inicial que será bastante importante. Entre os problemas mais comuns estão ruídos ouvidos durante a ignição (isqueiro); chama piloto anormal (cor, intensidade, continuidade); estanquidade do circuito hidráulico e caldeira; barulhos durante a operação; presença de fumo no decurso da utilização; ou cheiros estranhos. Identificou alguma destas situações? Fale connosco.
Outro dos aspectos a considerar além de eventuais circunstâncias anómalas é a verificação da segurança do equipamento, pois esta é vital no que a essa óptica diz respeito e contribui igualmente para a eficácia do aparelho. Nesse sentido, a reparação de esquentadores deve ser realizada por técnicos especializados do ramo, munidos do conhecimento e ferramentas adequadas ao seu trabalho, tendo em vista resolver o problema que nos foi reportado e, assim, responder eficazmente às necessidades do cliente.